segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A figura humana não humanizada


Domingo estava conversando com uns amigos e irmãos, um deles disse a sábia frase: “Deus é a figura humana não humanizada”. Isso fixou-se em minha mente de tal forma que vi a necessidade de refletir e diluir essa informação.
Ora o que cabe a um ser humano? Errar? Sim! Amar? Também! Fazer sexo? Correto! Além das necessidades básicas como cagar, comer e beber? Claro!
Agora fica a questão: e Deus fez tudo isso em vida? Há na bíblia algum relato sobre relações do Senhor Jesus? Como ele perdeu a virgindade? Não me recordo de um só registro em que Cristo cortou a mão, caiu da bicicleta, tudo bem que nessa época ainda não havia, mas uma diarréia quem sabe? Nada!
Quando falo isso, automaticamente as pessoas me respondem - É Deus, isso é uma blasfêmia! - Não! A Deus cabe todas as coisas, porque dele é o universo, em Gênesis 1:26 e 27 diz: “Também disse Deus, Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. . . Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." Isso significa que seguindo a ótica cristã, tudo que somos vem da fonte primordial.
A resposta disso tudo está em nós, Deus é o espelho de nossos egos, construído para reafirmar padrões de belo Europeu (branco, olhos azuis, magro/alto...) e para desconstruir o que é inerente a humanidade ele não ama, não chora, não senti dor, não se excita.

Você conseguiria imaginar um Deus ou melhor, uma Deusa negra com traços africanos, lésbica, do candomblé, deficiente e gorda e que além disso tenha sentimentos raiva, ódio, prazer e etc? Creio que a graaaaaaaande maioria não conseguiria vizualizar isso.

Me recordo de uma matéria no fantástico onde cientistas reconstruíram Deus dentro das realidade locais e descobriram que ele era negro e com traços opostos imposto. Foram as ruas e fizeram uma enquete com uma foto perguntando: você acreditaria que Deus na verdade é assim (negro)? A maioria das pessoas negou, disseram que é estranho, já a igreja se colou contra dizendo que era um pecado. Que lindo!!! Deus negro é um pecado?
É por isso que o candomblé é visto como algo do diabo, horripilante, porque os orixás são humanos. Yansã teve caso com Ogum, Xangó, Oxossi, Omolú, ou seja promiscua, tem até os orixás que dizem os mitos (e o povo) que mantiveram relações sexuais (prefiro não citar), tem orixá deficiente (Ossaím), Oxum é conhecida pela inveja e não podemos esquecer que tod@s são negros com exceção de Yemanja que foi embranquecida para ser melhor aceita.
Com isso, chego a conclusão que as questões são dois os aspectos do Deus pseudo-humano 1 estético/racial e 2 ético/moral. Se tudo que é humano é do tinhoso, então já estamos no inferno à muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário